quinta-feira, 26 de junho de 2014

Sobrevivente-

Hoje vou de um assunto que é pouco ouvido nos dias de hoje, mas que de grande utilidade a todos!


Alto ou efeito de sobreviver.Aquilo que subsiste após um desaparecimento,uma perda:sobrevivência de costumes de épocas passadas.Continuar a viver depois de outro;continuar existindo depois de grave perda.Resistir,enfrentar,atravessar,escapar:sobreviver a todas as crises.Qualidade ou estado de quem é sobrevivente.


Uma fonte boa wikipédia:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Sobrevivencialismo

kit-de-sobrevivência-urbano

Considerando que estamos falando de um kit voltado para ambientes urbanos, eu poderia sugerir alguns outros equipamentos em adição aos que foram indicados acima. Este kit tem como escopo servir de apoio para aquela situação em que, apesar de estarmos dentro da cidade (ou pelo menos dentro do perímetro mais urbanizado), os serviços básicos de transporte, comunicação, emergência, energia, etc, estão temporariamente indisponíveis, de forma que teremos que alcançar nossas casas ou abrigo de forma não usual.
Você já se perguntou o que faria se um desastre acontecesse estando você a centenas de quilômetros de casa? O que faríamos no caso de um ataque terrorista, terremoto ou desastre semelhante. Podemos voltar para casa? O que você faria se fosse obrigado a permanecer na área por vários dias ou mesmo semanas?
Com alguma sorte ou habilidade você seria capaz de sair daquele local, mas nunca se sabe - as estradas poderiam ser bloqueadas ou ficar intransitáveis ​​por causa dos danos, a área poderia ser colocada em quarentena...
Enfim, foi pensando nisso que o artigo foi criado: Ajudar você a voltar pra casa. Os kits apresentados tanto no infográfico quanto abaixo não são definitivos (isso nem existe) mas vai te oferecer insights sobre o que pode ser mais ou menos útil para cada situação e lugar. Lembre-se que água, comida e abrigo são necessidades básicas tanto no deserto quanto na cidade, apenas os meios de obtenção de cada um é que mudam.
Vamos aos equipamentos (Os links são apenas exemplos):
Faca de lâmina fixa ou dobrável (tenha uma de qualidade)
Alicate Multitool (Gerber Recoil Auto)
Dois Pequenos Isqueiros Bic
Caixa de fósforos à prova d’agua (isolados com cera)
Duas garrafas de água (garrafas de qualidade)
Pequena lanterna LED (pilhas extras)
Celular
Kit de primeiros socorros
Antibióticos e analgésicos
Barras de cereais energéticas (e outros alimentos prontos para consumo)
Mapa detalhado de área (e bússola)
Navegador GPS
Fita adesiva Silver tape
Dinheiro trocado
Arma curta e carregadores
 Bússola na cidade? Lembre-se: Você pode estar em deslocamento do ponto A para o B, 300 Km de distância um do outro, estar passando por este local com seu veículo é uma coisa, contudo, estar lá à pé é um cenário totalmente diferente.
Abaixo um guia para iniciantes...

Guia para Iniciantes - Kit de 72 horas

Começar uma tarefa é bem mais fácil que termina-la não é verdade? Preparação para emergências não é diferente. A princípio, a tarefa pode parecer sem sentido, simplesmente porque nos dá a impressão que há muito a ser feito. No entanto, se você começar devagar e trabalhar continuamente na construção de seu estoque de suprimentos, em breve vai descobrir que não é tão difícil como pode parecer.
Um dos primeiros passos que você pode tomar para construir um estoque de suprimentos de emergência é a construção de um kit de 72 horas para cada membro de sua família. O principal objetivo de um kit desse tipo é fornecer uma fonte compacta de itens essenciais caso você e sua família tiverem que sair rapidamente de casa ou se certos recursos ficaram indisponíveis para venda por um curto período de tempo.
Você pode usar mochilas para criar um kit de 72 horas e deve priorizar apenas os itens essenciais:
Alimentos leves e fáceis de comer e preparar (desidratados, barras de cerais, etc).
batata doce liofilizada
Agua limpa é sempre considerado recurso essencial em qualquer kit. Recomenda-se pelo menos dois litros de agua por integrante da família por dia (inclusive crianças), leve em conta que será necessário uma certa quantidade de água para higiene e preparação de alguns alimentos.
kit de sobrevivencia de 72 horas agua
Tenha alguns equipamentos para ferver agua – pequenos cartuchos de gás de 230 gramas usados para camping são baratos e seguros (além de vasilhas obviamente), pois, dependendo do tipo de calamidade, a agua pode ficar contaminada, e os serviços de fornecimento de energia e gás indisponíveis.
kit de sobrevivencia de 72 horas fogareiro
Lanternas, pilhas extras, velas, isqueiros, desinfetante para as mãos, MAIS DE UM canivete e um kit de primeiros socorros simples podem ser úteis nestas situações.
kit de sobrevivencia de 72 horas lanterna
Produtos de higiene pessoal.
Tenha em mente todas as necessidades específicas que sua família pode ter (como remédios ou dietas especiais) e inclua no kit o que for adequado.
Não confie cegamente na tecnologia, logo, considere incluir no kit um mapa impresso da sua região.
Um par de roupas extras e cobertores térmicos – ao acomodar os itens na mochila coloque tudo antes dentro de um saco plástico (pode ser sacos de 20 litros usados para lixo), desta forma as roupas se manterão secas em caso de chuva torrencial, inundação, etc.
Se você tiver crianças é recomendado que traga algum brinquedo e objetos de entretenimento que seja pequeno e leve – claro que isso vai depender do espaço que você dispõe.
Essa é uma forma simples e barata de iniciar seu estoque de suprimentos e estar preparado para emergências de pequena monta. Os próximos passos podem variar dependendo da situação de sua família, o importante antes de começar a gastar dinheiro é ter um plano específico sobre aonde você quer chegar e estabelecer metas realistas.
Uma desafio: tente criar uma fonte de armazenamento de água potável para uma ou duas semanas para cada membro da sua família. Comece devagar, com um kit de 72 horas ou criando um estoque de alimentos e água para duas semanas e continue trabalhando no seu estoque de emergência com alguma regularidade.
O importante é iniciar o quanto antes para que você possa estar preparado quando a emergência chegar.

Sobrevivencialista. O que é ser um deles?

Uma definição do termo sobrevivencialista pode ser encontrada no sitehttp://www.dictionary.com/ que diz mais ou menos o seguinte:
"Aquele que toma a sobrevivência pessoal ou de seu grupo como objetivo principal em face das dificuldades, da oposição, e, especialmente, da ameaça de uma catástrofe natural, guerra nuclear, ou o colapso da sociedade".
NOTA: Dificuldade poderia significar qualquer coisa, desde o desemprego à perda de sua casa devido a um incêndio / inundação, etc.
Gosto dessa definição. Na Inglaterra e mesmo nos EUA, sobrevivencialistas são vistos, na pior das hipóteses, como super escoteiros, é claro que boa parcela da sociedade pode não pensar da mesma maneira. Muitos criam estereótipos, há aqueles que pensam que sobrevivencialistas são indivíduos anti-governo, fortemente armados, loucos ou psicopatas. Outros acreditam que preocupar-se com a sobrevivência é um desperdício de tempo, algo desnecessário. Será verdade?
Vou tentar análisar a definição do dictionary.com:
"Aquele que toma a sobrevivência pessoal ou de seu grupo como objetivo principal em face das dificuldades":
DIFICULDADE - Há um significado amplo neste termo. Dificuldade poderia significar qualquer coisa, desde o desemprego à perda de sua casa devido a um incêndio / inundação / escassez de alimentos, etc. Um sobrevivencialista se diferencia nas horas de crise, pois, utilizando o último exemplo das dificuldades (escassez de alimentos) o sobrevivencialista terá armazenado alimentos (por exemplo). E se ele vier a enfrentar outra dificuldade (perda de sua fonte de sustento) ou estiver impossibilitado de trabalhar, ele e sua família não terão que se preocupar imediatamente em como obter a refeição do dia seguinte, eles já a possuem.
Um sobrevivencialista experiente também se preocupará em preparar locais de moradia complementares, se a casa dele for perdida, ele ainda terá, pelo menos, uma segunda alternativa de abrigo.
OPOSIÇÃO - Sempre houve posições e interesses antagônicos no mundo. Uma coisa que me vem à mente é a história de Annelies Marie Frank, onde ela e sua família, durante o Holocausto, esconderam-se da Gestapo por DOIS ANOS no sótão de um prédio que ficava atrás do escritório da família, na Rua Prinsengracht, 263, ao qual Anne se referia em seu diário como o “Anexo Secreto”. A única razão que eles foram descobertos foi por causa da traição de um "amigo", ou seja, havia um amigo com interesses antagônicos...
Você poderia viver escondido por dois anos quando há um exército tentando encontrá-lo? Verdade que eles tinham ajuda externa ... razão pela qual sublinhamos a importância do trabalho em equipe. Você não pode fazer tudo sozinho, em algum momento você vai precisar de ajuda.

Mas, isso pode acontecer novamente?

Pode apostar que sim e está acontecendo agora. Olhe para o mundo de hoje. A Al Qaeda está matando iraquianos, americanos e qualquer um que não concorde com sua "religião". (Não tenho nada contra a religião muçulmana, eu acredito que Al Qaeda apenas usa a religião para tentar justificar sua "guerra santa". Eles matam seu próprio povo e justificam-se dizendo: "Eles fizeram a sua parte para Deus". Observe os grandes ataques contra os EUA em 2001. Relembre o ocorrido em Madrid, Espanha.
CATÁSTROFES NATURAIS - Isso é facilmente perceptível. Olhe para os incêndios florestais anuais, as inundações, rompimento de represas, ou as tempestades de granizo, frio ou calor extremos. Desastres naturais sempre vão ocorrer e não há nada que possamos fazer a esse respeito. Os sobrevivencialistas preparam-se para sobreviver a estes desastres: armazenam alimentos, estabelece sempre uma rota de fuga fora de das áreas bloqueadas, conhecem pelo menos basicamente o uso de diversos tipos de armas e sobrevivência em diversos tipos de ambientes. Na primeira notícia do problema eles já estão saindo da área de risco antes que o desastre recaia ou que seja tarde demais.
AMEAÇA NUCLEAR – Vou estender esta ameaça para incluir armas biológicas e químicas. Pense sobre Hiroshima, no Japão. Olhe para todos os eventos que aconteceram nos últimos dois anos e os eventos que estão acontecendo no mundo agora. A Coreia do Norte ou o Irã pode ser apenas o estopim para alguém pressionar o fatídico botão, a Al-Qaeda perpetrou ataques contra a Espanha, Iraque e só Deus sabe quantos outros lugares, eles planejam ataques maiores contra os EUA, ultimamente tanto o governo como a mídia dos EUA passaram a mencionar as bombas sujas, vemos que há, evidentemente, potencial para um incidente. O vírus H1N1 foi o mais recente e ainda não desapareceu totalmente.
COLAPSO SOCIAL - A Grande crise que recentemente atingiu os EUA e muito países pode ser citada como exemplo perfeito. Outro exemplo foi a grande depressão do EUA há algumas décadas. Veja trechos da declaração de uma pessoa sobre suas experiências durante esse tempo:
"Na hora da refeição, meu tio encontrava uma razão para não comer ... Ele realmente se importava que houvesse o suficiente para as crianças!"
"As roupas eram feitas de cortinas, sacos de farinha, folhas e tecido reaproveitado a partir de roupas maiores. Papelão era utilizado para cobrir os furos nas solas dos sapatos e se estivéssemos no verão ficávamos de pés descalços.
"Me lembro que vivia em uma casa vazia com a minha mãe e três irmãos. Não tínhamos nada! Meu pai estava no hospital, o dinheiro tinha desaparecido e tudo tinha sido vendido para que ela pudesse comprar alimentos . Havia um travesseiro no meio da cozinha (no chão.) Meu irmão mais novo (nascido em 15 de dezembro de 1929) precisava realizar um cirurgia complicada estando com seis semanas de idade. O travesseiro era a sua cama"
A mesma coisa poderia acontecer novamente. O mercado de ações estava crescendo nos EUA antes da depressão. Em seguida, em outubro de 1929 ele caiu. O pouco que sobrou da economia gerava incerteza. Levou muitos anos para que a recuperação fosse alcançada. É um fato comprovado que a história se repete. A ascensão de Adolf Hitler ao poder, a ascensão de Saddam Hussein ao poder e agora a ascensão de Mahmoud Ahmadinejad que afirma que o holocausto nunca existiu...Quantas pessoas já pensaram na hipótese de nascer um segundo Hitler? Tenho certeza que muitas pessoas acreditaram que uma vez que Hitler tivesse ido embora, o mundo seria um lugar melhor. Mas o mundo real não funciona assim.
NOTA: Ok, agora vamos falar sobre os sobrevivencialistas. Oportunidade em que podemos dividi-los em 2 grupos:
Grupo A = Sobrevivencialista teórico.
Grupo B = Sobrevivencialista prático.
 
O sobrevivencialista teórico é aquele que não age na realidade, não se prepara ou treina como deveria para situações de emergência. São do tipo que compram aqueles kits de sobrevivência que são vendidos comercialmente, assistem a algum vídeo a fim de obterem todo o conhecimento que (acredita) venha precisar, sendo que, raramente, avançam além deste ponto. Dias atrás eu estava dando uma olhada em de uma revista de equipamentos que anunciava um kit de sobrevivência para 72 horas. O kit vinha acondicionado em uma caixa de papelão pequena. Saltava aos olhos duas coisas: O conteúdo ridículo do kit e preço exorbitante que cobravam. De sua poltrona de sobrevivência você não será capaz de adquirir a competência para se tornar um sobrevivêncialista. Acredite, desta zona de conforto, você não saberá como produzir fogo, construir um abrigo ou sobreviver fora do conforto de sua própria casa. Na verdade, com esta mentalidade, você pode não sobreviveria nem dentro de sua própria casa.
NOTA: Uma atitude passiva seria suficiente para impedir que você sobrevivesse mesmo dentro de sua própria casa.
O Sobrevivencialista prático adquire habilidade de sobrevivência ativamente, prepara e treina para EVITAR exposição a situações de sobrevivência extrema, contudo, sabe que haverá momentos em que isso será inevitável, porém, o sobrevivencialista prepara e treina para tais circunstancias da melhor forma possível. Um sobrevivente ativo tem bom estoque de comida e água, tem meios de energia alternativa, tem algum conhecimento sobre guerra química e bacteriológica, conhecendo as possíveis contramedidas, possui sua mochila de pronto emprego. Tem a motivação para querer sobreviver e ajudar tantos quanto for possível a sobreviver também.
NOTA: Lembre-se: Devemos nos preparar para o pior e trabalhar para o melhor.
Sobrevivencialismo não é apenas se preparar para as coisas ruins, mas um modo de vida, algo que deve se tornar parte do seu dia-a-dia. Neste site, poderemos oferecer e também aprender com você uma grande variedade de conhecimentos na área de sobrevivência. O Abrigo Nuclear reúne diversos artigos para ensinar-lhe o básico sobre eletricidade, canalização, aquecimento e mecânica, alertará você sobre as ameaças que estão diante de nós hoje; proporcionando algum norte para você lidar com elas quando / se ocorrerem. A auto-suficiência tem um papel chave para o sobrevivencialismo. Conhecimento é poder. Quando a bosta bater no ventilador, não conte com a possibilidade de chamar o encanador o bombeiro ou o policial para socorrê-lo, quando a energia desaparecer de sua cidade, acredite, o eletricista não estará disponível para concertar o disjuntor, o motor de seu carro parou de funcionar? Não conte com um mecânico para trocar o óleo do seu SUV. Saber como usar e manter todos os seus pertences fará você economizar dinheiro e, possivelmente, vai salvar a sua vida. Ser capaz de aquecer a sua casa se for preciso sem apoio externo (eletricidade e óleo como combustível), sendo capaz de comer e beber indefinidamente (jardinagem / caça e bom abastecimento de água), etc, isso é a auto-suficiência, isto é ser um sobrevivencialista.

Guia para Iniciantes

Primeiro, respire fundo e relaxe. Apenas por ter percebido o fato de que precisa se preparar você já se colocou à frente de 70% dos seus vizinhos que, na grande maioria, desconhecem técnicas de sobrevivência
Agora, se você acumular um suprimento de comida para um mês, então eleve sua preparação para o 80% além daquilo que seus vizinhos estão preparados para suportar. E se você trabalhar para obter uma fonte de suprimentos por um ano, você vai estar pelo menos 98% à frente dos demais. Não é muito difícil, não é muito caro, e não é muito demorado. Apenas de um passo de cada vez.
Primeiro o mais Importante:  Antes de começar a se preparar comece a orar. Como cristão, eu coloquei a minha confiança em Deus, rogando pela providência e proteção. Acredite: você pode e deve fazer o mesmo. A partir de então passe a considerar este fato: sobrevivência não é sobre coisas, é sobre habilidades. Para obter habilidade você vai precisar de treinamento, seja de baixo custo ou mesmo treinamento sem custo.
Agora você está pronto para embarcar em uma aventura que irá resultar em uma maior preparação, não só no sentido logístico, mas também na aquisição de habilidades valiosas que você poderá usar por toda vida. Essas habilidades vão elevar sua autoconfiança e quando combinado com o uso das ferramentas necessárias, você poderá desenvolver uma genuína auto-suficiência, independentemente das adversidades que você pode um dia enfrentar.
Por estar bem preparado e bem treinado, você também vai estar em uma posição de compartilhar suas habilidades e alguns de seus suprimentos extras com parentes menos prudente, vizinhos e amigos. (A caridade é uma das características deste Site e de seus colaboradores.)

Comece com uma "lista de listas"

No inicio será necessário que você componha uma lista de listas, que servirá para elencar os itens prioritários, podendo ser elaborada em folhas separadas de papel ou em uma planilha do excel se você prefere usar o computador como eu. Só não se esqueça de imprimir uma cópia para quando a rede de energia for pro espaço. É importante adequar as suas listas de acordo com suas particularidades de clima, geografia, e densidade populacional, bem como suas necessidades peculiares e do que gosta/não gosta. Alguém que reside em uma região litoranea é provável que tenha uma lista muito diferente daquele que vive nas áreas montanhosas.

Sua lista de listas devem incluir:

  • Lista de água
  • Lista de armazenamento de alimentos
  • Lista de Preparação de Alimentos
  • Lista de Primeiros Socorros / Lista de Materiais para pequenas Cirurgias
  • Lista de Materiais para Defesa NQB
  • Lista de jardinagem
  • Lista de higiene / Lista de Saneamento
  • Lista de Armadilhas / Caça Pesca
  • Lista de Baterias / Energia / Iluminação
  • Lista de combustíveis
  • Lista de combate a incêndios
  • Lista de Equipamentos Táticos
  • Lista de Segurança-Geral
  • Lista de Armas
  • Lista de Monitoramento / Comunicações
  • Lista de ferramentas
  • Lista de artigos diversos
  • Lista de Livros de Sobrevivência
  • Lista para Artigos paraTroca e Caridade                                                                                                                               
Fonte: http://www.abrigonuclear.com/


Bom pessoal, acho que já da para começar a sobreviver caso aconteça uma guerra, ou alguma tragédia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário