quarta-feira, 23 de julho de 2014

Trigésima Nona Semana

Bom dia Galera.... mais uma semana de gestação!

39 semanas de gravidez

Como seu bebê está crescendo

Seu bebê já está pronto para chegar ao mundo! Agora ele está acumulando gordura para poder se manter quentinho depois que nascer. Os meninos tendem a nascer um pouco maiores que as meninas.

Os órgãos do bebê estão totalmente desenvolvidos. Conforme ele vai engordando, as ruguinhas e as "pelancas" vão desaparecendo. Apesar de ele estar bem apertadinho dentro do útero, vai continuar se mexendo bastante até a hora de nascer. 

Se você achar que os movimentos do bebê diminuíram ou pararam, procure o médico. O mais provável é que o bebê esteja apenas dormindo, mas o melhor é tirar a dúvida e descartar a probabilidade de algum problema.

Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo, até dentro do útero. As páginas de desenvolvimento fetal têm o objetivo de dar apenas uma ideia geral de como o bebê cresce durante a gravidez.

Como fica sua vida

O grande dia está chegando, e logo você vai estar com seu bebezinho nos braços. Não é incomum os bebês só nascerem depois da data prevista para o parto. 

Não tem jeito: os últimos dias da gravidez parecem mais compridos que a gestação inteira. Concentre-se nos preparativos finais para se distrair. A mala da maternidade já foi conferida e reconferida? 

Se você não tiver nenhum sinal de trabalho de parto, converse com seu médico para saber o que ele pensa da possibilidade de induzir o parto normal, antes de partir direto para a cesariana, que tem uma recuperação mais demorada.

Nas consultas com o obstetra, ele provavelmente fará um exame interno para ver se você já tem alguma dilatação no colo uterino. Faça muitas perguntas e não tenha vergonha de procurar o médico ou a maternidade em caso de preocupação ou alarme falso. Eles estão mais do que acostumados.

Você já deve ter visto na TV e em filmes aquelas cenas em que a bolsa rompe e a mulher começa a sentir dores na hora. Na vida real, não é bem assim. Só em 15% dos casos a bolsa estoura antes de o trabalho de parto começar. Veja aqui o que fazer se a bolsa estourar.

Talvez você veja um "sinal", um pouco de sangue na calcinha ou uma substância gelatinosa, que o chamado tampão mucoso. A saída do tampão não quer dizer que o trabalho de parto seja iminente. Ele pode começar um ou dois dias depois, ou até uma semana.

Se este é seu primeiro filho, o trabalho de parto deve ser lento, mas há formas de acelerar o processo, tanto com meios naturais quanto artificiais, determinados pelo obstetra.

Confira seu calendário do bem-estar para esta semana

Visitas e faxina

O que você prefere, receber visitas em casa ou no hospital? Informe sua família da sua decisão sobre as visitas e peça ajuda para controlá-las. É muito gostoso sentir todo o carinho que cerca a chegada do seu filho, mas não se esqueça de que sua maior prioridade é seu bem-estar e o do bebê -- você vai precisar de um pouco de paz para se recuperar.

Se você está sentindo uma energia extra, uma vontade de limpar tudo e arrumar a casa, aproveite! Segundo especialistas, é o instinto de preparar o ninho para a cria. Quem sabe uma boa faxina não ajuda a fazer o trabalho de parto começar de verdade?


Desenvolvimento fetal - 39 semanas de gravidez


Passe o cursor sobre as palavras sublinhadas para ver mais informações.

39 semanas

Seu líquido amniótico, que era translúcido, agora está mais opaco e leitoso por causa do verniz caseoso, a camada viscosa que envolvia o bebê e começa a se desfazer. As camadas mais externas da pele dele também estão descamando, enquanto se forma uma camada nova. 
A gravidez por dentro: Veja num vídeo em 3D como funciona o trabalho de parto. Confira.
Nas novelas e nos filmes, o trabalho de parto é sempre fácil de distinguir: na primeira contração a grávida já fala, decidida, "Chegou a hora", ou então a bolsa estoura no meio de uma sala lotada, causando quase uma inundação. 

Mas a realidade é bem diferente da ficção. A bolsa só se rompe em menos de 15 por cento das gestações, e, quando isso acontece, a cabeça do bebê tende a funcionar como uma "rolha" na abertura do útero. (Se você se deitar, porém, vai notar a saída do líquido.) 

Não é preciso correr -- talvez o verdadeiro trabalho de parto demore um pouco para começar --, mas avise o médico ou vá para a maternidade. Seu corpo vai produzir mais líquido amniótico até a hora do nascimento, portanto dá para esperar algumas horas pelo início do trabalho de parto, ou talvez usar medicamentos que apressem o processo. 

E se a semana terminar e nada do bebê? Não precisa entrar em pânico. Só 5 por cento dos bebês nascem exatamente na data prevista para o parto. Converse com seu médico para discutir até quando vocês podem esperar pelo início do trabalho de parto. 

Em muitos países, os obstetras esperam até de 10 a 14 dias após a data prevista, acompanhando a gravidez de perto. Se o médico achar que é melhor não esperar tanto tempo, ele pode optar por induzir o parto antes de partir para uma cesariana
  • Obs.: Segundo os especialistas, cada bebê se desenvolve do seu jeito -- mesmo dentro do útero. O objetivo destas páginas sobre desenvolvimento fetal é dar uma idéia geral de como o feto cresce dentro da barriga.


Fonte: http://brasil.babycenter.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário