sexta-feira, 18 de julho de 2014

Nelson Mandela


Nelson Mandela

Político

Biografia de Nelson Mandela:


Nelson Mandela (1918-2013) nasceu em Mvezo, África do Sul, no dia 18 de julho de 1918. Nascido em uma família de nobreza tribal, da etnia Xhosa, recebeu o nome de Rolihiahia Dalibhunga Mandela.

 Em 1925 ingressou na escola primária, onde recebeu da professora o nome de Mandela, em homenagem ao Almirante Horatio Nelson. Seguindo o costume de dar nomes ingleses a todas as crianças que frequentavam a escola.Nelson Mandela (1918-2013) foi um advogado e presidente da África do Sul. Foi o líder do movimento contra o Apartheid - legislação que segregava os negros no país. Condenado em 1966 à prisão perpetua, foi libertado em 1990, depois de grande pressão internacional. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em dezembro de 1993, pela sua luta contra o regime de segregação racial.
Com nove anos, com a morte do pai, Mandela foi levado para a vila real, onde ficou aos cuidados do regente do povo Tambu. Ao terminar sua formação elementar, entrou na escola preparatória, um colégio exclusivo para negros, onde estudou cultura ocidental.
Em 1939, Mandela ingressa no curso de Direito, na universidade de Fort Hare, a primeira a ministrar cursos para negros. Junto com amigos, funda o Congresso Nacional Africano. Por se envolver em protestos contra a alimentação servida na universidade, foi expulso do curso.
Embora tenha feito parte da elaboração da Carta à Liberdade, documento que propunha políticas anti raciais, e adotasse uma postura pacifista, teve que recorrer à luta armada, quando a polícia sul-africana matou 69 negros numa revolta de manifestantes. Foi preso depois de comandar o grupo armado da ANC,com a acusação de ter participado no fomento das greves e por ter viajado de forma ilegal para outros países. Foi sentenciado à prisão perpétua em 1966. A partir disso, ficou durante 26 anos na prisão, sendo símbolo da libertação dos negros no mundo inteiro.
Mandela poderia se livrar da prisão ainda em 1985, mas recusou por não aceitar a dissolução da luta armada, o que ele incentivava como forma de combate à discriminação racial.
Finalmente, em 1990, Mandela é libertado e a ANC foi tirada da ilegalidade. Mandela já era personalidade importante,tendo ganho o prêmio Internacional Al-Gaadddafi de Direitos Humanos, em 1989. Em 1993, Mandela recebeu o Nobel da Paz.
Em 1994, foi eleito Presidente da República, na primeira eleição multirracial da história sul-africana, e ficou no poder até 1999. Seu governo não foi isento de críticas. Mandela não conseguiu diminuir os índices de vítimas da Aids. Sua amizade com ditadores como Fidel Castro (Cuba) e Muammar al-Gaddafi (Líbia) também não foi bem vista por algumas autoridades.
Mandela foi premiado pela Anistia Internacional, em 2006, pela sua luta em favor dos direitos humanos.
Nelson Rolihlahla Mandela, faleceu em Joanesburgo, África do Sul, no dia 5 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário